Brasil, Noruega e PaÃses Baixos avançaram nas discussões para a criação de um Corredor MarÃtimo Verde ligando a América do Sul à Europa, uma iniciativa voltada à descarbonização do transporte marÃtimo internacional por meio do uso de combustÃveis de baixo ou zero carbono e tecnologias mais sustentáveis para a navegação.
Representantes dos três paÃses analisaram estudos de viabilidade técnica e econômica que identificam rotas prioritárias entre portos brasileiros e europeus. Entre as alternativas avaliadas estão o uso de biodiesel, amônia verde, metanol verde e outras soluções energéticas capazes de reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa do setor marÃtimo.
Fonte: Portos e Navios